Identifique GPAs da sua Empresa com essas dicas essenciais

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Os GAP’s são oportunidades disfarçadas num vazio. Um GAP é um lugar ou área que as empresas não exploram corretamente o mercado digital brasileiro

Por exemplo, a Netflix preencheu várias lacunas de mercado ao longo dos anos. Primeiro com o aluguel inicial de filmes por correspondência e depois com sua plataforma de streaming tanto para o mercado digital brasileiro tanto para o mundo todo.

O MercadoOrganico.com preenche a lacuna que ocorreu quando os consumidores preocupados com a saúde queria um lugar central e conveniente para comprar comida orgânica, saudável e natural. Na realidade, todo negócio de sucesso que você pode imaginar serviu para preencher uma lacuna de mercado.

Se você está iniciando uma pequena empresa ou procurando oportunidades de crescimento em seu negócio atual, as lacunas do mercado podem ser fontes de inspiração para sua próxima grande ideia. Use essas dicas para identificar e aproveitar as oportunidades que o cercam.

Avalie seus pontos fortes

pontos-fortesNão é apenas a ideia certa que você está procurando, você tem que encontrar a idéia certa para a pessoa certa no mercado digital brasileiro. Não é bom para você encontrar uma lacuna no mercado que você não pode explorar. Então, antes de começar a procurar por lacunas de mercado, só faz sentido você saber exatamente onde estão seus pontos fortes.

Comece fazendo uma lista das suas forças percebidas. Use experiências passadas para guiá-lo. Pense no que você mais gosta de fazer. Pense no que você faz com mais sucesso. Analise críticas antigas ou avaliações de desempenho para escolher tudo o que possa lhe dar alguma visão. Peça a seus colegas feedback sincero para ajudá-lo a entender quais pontos fortes específicos você poderia trazer para a mesa. Considere fazer um teste de aptidão profissional, que poderia identificar áreas de força que você pode explorar em um ambiente de pequena empresa.

Considere os mercados de nicho

mercado digital brasileiro

Proprietários de pequenas empresas muitas vezes pensam muito amplamente quando se trata do mercado. No entanto, é sempre melhor pensar pequeno quando se trata de lacunas no mercado. Quanto mais específico for o seu mercado, maior a probabilidade de você conseguir resolvê-lo efetivamente.

Quanto é o nicho também nicho? Bem, você quer ter certeza de que o mercado é grande o suficiente para sustentar o crescimento dentro do mercado digital brasileiro. Deve ter muitos produtos existentes, porque isso mostra que há uma demanda no mercado. Também deve haver uma base de clientes facilmente identificável. Sem essas coisas, o seu nicho de mercado não é grande o suficiente para sustentar uma pequena empresa.

Os mercados de nicho também são lugares ideais para copiar uma lacuna do mercado. Se alguém vê que alguém preencheu com sucesso uma lacuna no mercado em um setor, pode-se recriar esse sucesso em um. Por exemplo, se alguma coisa funcionou em roupas femininas, considere aplicá-las a pré-adolescentes ou roupas infantis. Se algo aconteceu em um subconjunto de suprimentos médicos, tente em outro.

Siga a legislação atual

Às vezes, uma indústria pode sofrer grandes mudanças devido a razões legais. A legislação local, estadual ou federal pode criar falhas de mercado porque pode forçar uma indústria inteira a fazer alterações que de outra forma não teriam feito. Se essas mudanças puderem ser antecipadas com sucesso, é possível identificar as lacunas do mercado prontamente e fazê-lo a tempo de aproveitá-las.

Acompanhar a legislação proposta, acompanhando as leis do setor. Você também pode se inscrever para receber atualizações de organizações comerciais, que geralmente acompanham as leis pendentes e enviam análises aos assinantes. No mínimo, você pode criar alertas do Google para determinadas palavras-chave. Você receberá e-mails sempre que eles aparecerem nas notícias.

Identifique problemas não resolvidos

Quando uma lacuna de mercado é reduzida à sua própria essência, é uma resposta para um problema que não está sendo resolvido no momento. Resolver um problema existente aproximará você dos consumidores e fará com que seus produtos se vendam virtualmente sozinhos.

Uma maneira fácil de encontrar essas lacunas ocultas é perguntar a seus clientes potenciais o que eles não têm no mercado atual. Você pode fazer isso pesquisando as tendências do setor. Pesquisas com clientes podem fornecer uma vantagem na direção certa. Você também pode fazer algumas pesquisas sobre as reclamações atuais dos clientes simplesmente examinando as piores avaliações dos concorrentes. Isso pode lhe dar um vislumbre do que seus concorrentes não estão fazendo bem e dar a você uma chance de fazer melhor.

Concentrar-se em um GAP de mercado também ajuda a evitar mergulhar em um mercado já saturado. Afinal, um mercado saturado é muitas vezes um beco sem saída para novos negócios. Portanto, com essas dicas, certifique-se de identificar e descrever seu mercado-alvo e as razões para escolhê-lo em seu plano de negócios.

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