Como fazer um TCC passo a passo. Prof. Amilton Quintela

Blog Negócios na Internet - Fórmula do Negócio Online

Como fazer um tcc passo a passo em 5 passos fáceis de seguir

Quando exigido pela instituição de ensino, é uma secção bastante essencial do estudo final de curso.

O Prof. Amilton Quintela explica nestes 5 passos que já foram utilizados por mas de 12 mil Alunos Aprovados que passaram pelo treinamento disponível do estudo final de TCC Sem Drama

O que a maior parte dos orientadores não exemplifica o que é um projeto consistente e apresenta diversos elementos que talvez serão aproveitados no trabalho final.

Como fazer um tcc em uma semana

Logo, Amilton, isso almeja expressar que se eu fizer um Projeto de Pesquisa muito conformado, eu prosseguirei antecipar a minha vida e aligeirar o meu trabalho?

O projeto e o trabalho final não são a mesma coisa, porém estão intimamente ligados.

E a questão é, se você verdadeiramente sabe o que é um projeto de pesquisa e como é a sua estrutura, você certamente vai descobrir como aproveitar a maioria do teor do seu projeto no seu monografia.

Usaram nem mais nem menos os 5 Passos que eu prosseguirei te mostrar cá, como fazer um tcc passo a passo.

No teor do treinamento acessível do monografia Sem Drama nós temos módulos específicos que tratam dos elementos de um projeto de busca, eu me toquei, ultimamente, que eu não havia produzido ainda nenhum teor para colocar cá no site ou no nosso Canal do Youtube.

Você está diante do conteúdo que Faltava cá no Site. E o que você deve fazer é Aproveitar ao Maximo as técnicas que você vai ver desde agora. Porque elas podem fazer muita diferença na produção do seu projeto e do seu estudo final de curso.

E eu estou falando de um caminho certeiro, um Roteiro, constituído pelos seguintes 5 PASSOS:

  1. O que é deveras fazer no projeto de pequisa;
  2. A Estrutura Textual do projeto de pesquisa;
  3. Como elaborar a Estrutura Básica do projeto;
  4. A relevância do Referencial Teórico ou Fundamentação Teórica;
  5. Como fazer um Cronograma Estratégico.

Veja um pouco no vídeo, quando é explicado os 5 Passos Comprovados para a produção de um projeto de busca digno de Aprovação.

 

Você deve estar pensando, e se você desse um passo para trás e se você planejar o seu projeto? Será que você vai ter tudo para produção do seu TCC?

Enfim, veja os detalhes dos passos:

ETAPA 1 – O que é o Projeto de Busca

A primeira coisa que eu deixo bastante clara no vídeo acima é que Projeto, Pré-projeto, estudo final de curso.

Projeto de Busca = Pré-projeto de Busca = estudo final de curso 1
O projeto de busca é a pretensão, isto é, o Projecto da busca. Este diga como será (no porvir ) a sua busca.

Porém a questão é que, muitos elementos que estão no projeto ( e que a gente vai saber melhor no Passo 2), serão secção integrante do trabalho final.

O que DEFINITIVAMENTE não aparece em um projeto de busca é a uma parte do monografia chamada de Desenvolvimento, onde estarão os resultados, discussões e análises produzidas pela sua busca.

Como fazer um tcc em uma semana

Aliás, se você quiser descobrir mas sobre Resultados e Discussão, dá uma olhada em outro post cá do Site : Como Fazer Resultados e Discussão no monografia.

E, para descobrir mas particularidades sobre a Estrutura Textual do projeto de busca, continua comigo e vamos ao Passo 2.

ETAPA 2 – A Estrutura Textual do projeto de busca estrutura textual do projeto de busca

Da mesma maneira que eu digo no vídeo deste post, o projeto de busca possui 3 partes distintas: pré-textual ( envoltório, folha de rosto, listas, sumário…), textual e pós-textual (referências bibliográficas, anexos e apêndices).

E também no vídeo, eu me dedico a explicar qualquer uma das partes da Estrutura Textual, que eu reproduzo cá embaixo com intenção de você tenha como perguntar continuamente que quiser ou mesmo imitar para sua utilização.

Estrutura Textual do Projeto:

Introdução – contextualização e apresentação do tema:
Breve histórico e evolução do tema.
Estrutura Básica:

Obstáculo de busca ;
Objetivo por norma geral ;
Objetivos específicos.
Hipóteses ( pequeno número de instituições não exigem).

Satisfação.
Metodologia.
Referencial teórico (ou fundamentação teórica).
Cronograma.

LEIA TAMBÉM:

E enorme insight (popularmente publicado como o pulo do gato) é: muitos elementos acima também estarão no seu trabalho final. Eles serão unicamente ajustados ou realocados, porém eles estarão lá!

Porém a questão não é só repetição dos elementos, porém também a principal exiguidade na Estrutura Textual do projeto de busca: o Desenvolvimento! Quer dizer os episódios quando de fato são apresentados os Resultados e Análises do dissertação.

Porque razão o Desenvolvimento não está no projeto? Porque este ainda Não Existe! Fácil deste modo.

Essa é justamente a secção a que você mas vai se destinar quando estiver montando o seu trabalho final.

Porque, se você encavalgar um projeto consistente, já terá a maioria (ou sua introdução) e também o seu referencial teórico.

E, com finalidade de tudo fique mas lógico, eu prosseguirei unicamente substanciar pequeno número de explicações sobre qualquer elemento da Estrutura Textual e também apresentar os linkagem para outros artigos cá mesmo do website que tratam desses elementos com bastante mas pormenores.

No caso do projeto de busca, a introdução é unicamente uma contextualização (salvo alguma exigência própria da sua instituição de ensino).

Porém o que é uma contextualização? É a apresentação do tema ao lente do seu projeto.

E agora eu pergunto: quando você deseja apresentar um tanto a alguém, o que você faz? O melhor caminho é conceituar e descrever a história daquela coisa.

Logo, para apresentar o seu tema, use ideias, mostre como o tema se apresenta em realidade e, conte o breve histórico e mostre a evolução do tema ou ponto.

Isso se você já escolheu o tema do seu projeto e do seu dissertação, evidente. E se não escolheu, dá uma olhada neste outro post : como optar o tema em 3 Passos Fácil ; com o propósito de você escolha um tema com as peculiaridades certas.

E, especialmente, para não percorrer o risco de desenredar, no meio do seu trabalho, que o seu tema não é consistente. Porque isso é bastante Frustrante!

E, uma vez definido e apresentado o tema, você simplesmente vai para a PARTE MAIS IMPORTANTE DE QUALQUER PRODUÇÃO CIENTÍFICA: a Estrutura Básica. E o que é a chamada Estrutura Básica?

A Estrutura Básica é o conjunto formado por Obstáculo de Busca, mas Objetivo Por norma geral e Objetivos Específicos.

Entrave de Busca + Objetivo Por norma geral + Objetivos Específicos = Estrutura Básica

E porque razão a Estrutura Básica é tão essencial para um projeto de busca e também para o dissertação (o trabalho final)? Porque ela simplesmente vai guiar toda a produção textual do seu trabalho.

Tudo o que você farejar e redigir no seu projeto e no seu estudo final de curso terá como foco: conformar os objetivos e responder adequadamente o seu entrave de busca.

E como acavalar a Estrutura Básica e conceder os primeiros passos firmes para um projeto confirmado? É isso que eu mostro neste outro post que também está cá no site : Como Estrear e Açodar o seu estudo final de curso.

E possui também um post bastante interessante sobre o entrave de busca, que você deve conectar-se no link : O Impecilho de Busca não precisa ser um Entrave.

A Estrutura Básica continuamente vai estar presente em um trabalho científico e acadêmico, já as Hipóteses podem ou não ser exigidas pela sua instituição de ensino no seu protótipo de projeto.

Hipóteses são afirmações sobre o seu tema ou entrave de busca que serão validadas ou refutadas ao longo do seu teor.

Para utilizar um exemplo dissemelhante do que está no vídeo, imagine que você esteja produzindo um trabalho sobre as atividades lúdicas no processo de ensino. Você deve ter duas hipóteses:

Hipótese comprovação : As atividades lúdicas contribuem decisivamente para a desenvolvimento do processo de ensino.
Hipótese negativa: As atividades lúdicas não contribuem para a aprimoramento do processo de ensino.

Que hipótese é verdadeira? A sua busca e o seu teor dirão!

E o próximo passo da Estrutura é a Satisfação. Ou melhor, a uma parte do projeto de busca quando você demonstra a relevância do seu tema e convence o seu ledor de que vale a pena analisar esse objecto, porque este é impactante.

E agora chegamos, logo, à Metodologia. E eu te mostro como acavalar a sua como consequência de 3 Passos Primordiais neste outro post : Metodologia em 3 Passos.

E para tampar a Estrutura do Projeto de Busca, temos o Cronograma. E mas produtivo do que falar sobre o cronograma, é te mostrar cá um exemplo prático.

A imagem abaixo é do Cronograma do meu Projeto do Mestrado:

como-fazer-um-tcc-passo-a-passo

Agora um aviso bastante essencial!

A Estrutura de Projeto que eu te mostrei cá é o protótipo padrão, recomendado pela ABNT, porém isso não deseja expor que o padrão da sua instituição será nem mais nem menos igual.

Porque as faculdades possui a regalia de promover ajustes na estrutura dos seus negócios científicos.

Logo, continuamente verifique o manual de produção científica da sua instituição e confronte com o padrão padrão que você viu cá.

Porém uma coisa eu posso te prometer : pequeno número de elementos podem não ser exigidos, a ordem deve mudar, porém, na núcleo, o projeto terá os elementos que você viu cá e as técnicas para gerar o seu teor podem ser utilizadas nem mais nem menos como eu te mostro cá e nos backlinks que eu recomendei ao longo deste post.

Oferecido o recado, vamos poder passar ao Passo 3.

ETAPA 3 – Monte a sua Estrutura Básica ( de antemão de qualquer outra coisa)

Eu digo, repito e reforço: de antemão de transpor pesquisando referencial teórico ou mesmo de transpor produzindo textos de forma aleatória, a primeira coisa que precisa fazer para cavalgar um projeto de busca digno de aprovação ( e, por consequência, um monografia ) é:

Faça rapidaente a Estrutura Básica do TCC

Não existe mágica ou estrada. A Estrutura Básica, com o entrave de busca, objetivo por norma geral e objetivos específicos, direciona todo o teor do projeto e do trabalho final. Então, ela é o seu GUIA! E deve ser a sua primeira preocupação.

E como acavalar a Estrutura Básica?

Como eu já mencionei, possui um post cá mesmo no Site que te mostra passo a passo. É só aceder o link : Como Estrear e Açodar o seu monografia

PASSO 4 – Referencial Teórico ou Fundamentação Teórica referencial teórico tcc

Como eu já mencionei cá mesmo no post, este Site possui 2 conteúdos completos sobre busca de referencial teórico e sobre a produção escrita do referencial teórico.

Logo, se você possui dúvidas específicas sobre o referencial teórico, deve recorrer a esses 2 outros artigos. Porque, neste post cá, o que eu tenho de mas essencial para te expressar é:

O Referencial Teórico do seu Projeto de Busca PODE E DEVE ser utilizado no seu monografia (o trabalho final).

Logo, capriche no referencial do projeto. Use fontes consistentes e monte um teor robusto, porque você vai antecipar uma boa parte do seu trabalho final.

E o passo número 5…

PASSO 5 – Cronograma: seja Estratégico!

Eu já até coloquei um exemplo de Cronograma neste post, logo, o passo 5 é unicamente uma indicação sobre o registro estratégico dos prazos.

Os alunos do monografia Sem Drama, ao impor as técnicas do nosso treinamento, conseguem agilizar ( e bastante! ) as muitas etapas de produção do projeto de busca e do estudo final de curso.

Isso acontece porque as técnicas verdadeiramente aceleram as etapas e aumentam a produtividade enquanto diminuem a angústia e o desespero.
Basta ver todos e cada um dos depoimentos de numerosos dos mas de 12 mil estudantes aprovados (números fechados para fins de 2018) no nosso website oficial rede.

Acontece que diversos orientadores, habituados ao sistema tradicional de ensino, desconfiam de produtividade.

Orientadores medem conhecimento por tempo e não por resultados.

Ao preencher o seu Cronograma, seja estratégico e entregue ao seu orientador o que este espera.

E da mesma forma você tenha produzido uma uma parte do trabalho bastante mas rápido do que o considerado prazo normal, registre um prazo maior no cronograma, unicamente para evitar complicações e questionamentos.

seta-vermelha-download

como-fazer-tcc-passo-a-passo

 

O post Como fazer um TCC passo a passo. Prof. Amilton Quintela apareceu primeiro em Blog Negócios na Internet.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pacote de Imagens para Instagram e Midias Sociais [EDITÁVEL]

Mercado Pago Point Mini: Desconto R$50 OFF